República Tcheca
A terra da verdadeira cerveja Pilsen

A República Tcheca é hoje uma das nações economicamente mais desenvolvidas do extinto bloco comunista da URSS. Mas sua história com a cerveja começa ainda no século XIII, segundo dados históricos a primeira cerveja feita, onde hoje é o país, data do ano de 1118. No período medieval, o direito de fabricar cerveja era concedido somente pelo rei, mas em muitas cidades e vilarejos do antigo Reino da Boêmia, atual República Tcheca, mantinham seu próprio processo de fermentação para produzir suas cervejas.


Já sob regime do comunismo, durante um longo período, tomar uma cerveja com os amigos em um bar, era uma das poucas possibilidades de lazer permitidas. Em contrapartida durante essa época não houve investimentos no setor cervejeiro.


Um ponto positivo com isso foi que se mantiveram intactas as técnicas e tradições, com o mestre cervejeiro sendo o único que tomava as decisões. Já o lado negativo é que os avanços tecnológicos importantes só foram absorvidos recentemente e isso prejudicou a conquista de mercado mundial pelas cervejas Tchecas.

 

Saiba mais sobre o as cervejas tchecas com essse e-book gratuito >>>